Bem-vindo ao Notas!


Por Alice Mota e André Santa Rosa.

20 de abril de 2019.




O Notas sobre o Circo é um site sobre movimento, espetáculo, drama, paixão e filmes. Aqui, criamos um espaço livre para escrever sobre o que gostamos, por meio de malabares críticos, da forma como acharmos mais legal.


A ideia veio com o interesse por cinema, imagens e um amor comum pela escrita. O site leva o mesmo nome do curta de 1966, do diretor Jonas Mekas, que sintetiza o que procuramos no cinema: “We don’t want rosy films, we want them the colour of blood”. Assim como num picadeiro, aqui estamos em busca do espetáculo, da catarse. De uma espécie de magia.


Para nós, pensar a escrita da crítica é pensar as narrativas entre as pessoas com a obra, da obra com outras obras, de autores e obra, do crítico com a obra e, sobretudo, do cinema com o próprio cinema. Entendemos como uma forma de narrar a experiência estética, como uma forma de compreender melhor o que emana dessas obras. Nunca vemos no filme apenas um filme: ele está sempre em crise. Ele é uma série de possibilidades, de abordagens e leituras.


Iremos sempre atualizar o site com os lançamentos – mesmo que a gente dê uma escapada, de vez em quando, em nome de algum filme simplesmente especial para nós.

Boa leitura! E esperamos que gostem. :)

©2019 by Notas críticas